Respostas

2013-06-20T20:40:51-03:00

16. por que o numero atômico é o mesmo que elétrons e prótons

60 4 60
A melhor resposta!
  • PeH
  • Ambicioso
2013-06-20T20:44:42-03:00

A estrutura estável de um gás nobre é caracterizada por possuir 8 elétrons em sua última camada eletrônica. Um átomo de número atômico 16 possui a seguinte distribuição eletrônica (seguindo o diagrama de subníveis de Linus Pauling):

 

1s^2 \ 2s^2 \ 2p^6 \ 3s^2 \ 3p^4

 

Pode ser observado que sua última camada (3s^2 \ 3p^4) apresenta 6 elétrons. Assim, são necessários 2 elétrons para que este átomo adquira 8 elétrons em sua camada de valência, estado que o atribuiria a estabilidade estrutural de um gás nobre.

 

 

56 4 56