Respostas

2014-05-15T17:57:25-03:00
Soneto é um poema composto por dois quartetos e dois tercetos, ou seja, duas estrofes com 4 versos e duas estrofes com 3 versos.
EX.:
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Espero ter ajudado :)
A melhor resposta!
2014-05-15T18:02:11-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Soneto é um poema que não varia sua forma, é composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são compostas por quatro versos (quartetos) e as duas últimas são compostas por três versos (tercetos). Todos os versos são decassílabos, ou seja, compostos de dez sílabas poéticas. Geralmente os sonetos começam com uma introdução que apresenta o tema e no decorrer do texto, desenvolve suas idéias e termina com uma conclusão no último terceto...

Espero ter ajudado...

Indico a você que leia Álvares de Azevedo, grande autor brasileiro da época romancista, que escreveu alguns sonetos, muitos são destacados em livros didáticos de português...
1 5 1