Respostas

2014-05-15T21:37:19-03:00
A Mesopotâmia foi povoada por diversas tribos que disputavam áreas de terras cultivadas, causando uma série de lutas constantes na região. 

Os primeiros centros urbanos da Mesopotâmia surgiram quando os agricultores, povos das planícies, começaram a erguer redutos com o intuito de se proteger dos intensos ataques dos povos pastores das montanhas. Esse desenvolvimento urbano possibilitou a especialização de várias profissões e o aprimoramento tecnológico. No decorrer do tempo, as cidades mesopotâmicas começaram a se estabelecer em grandes centros de comércio, graças à influência de outras civilizações. 

Então a relação maior foi pela união de terras visando a compartilhar algo com um todo
  • Usuário do Brainly
2014-05-15T21:39:09-03:00
História política da Mesopotâmia A Mesopotâmia foi povoada por diversas tribos que disputavam áreas de terras cultivadas, causando uma série de lutas constantes na região. Os primeiros centros urbanos da Mesopotâmia surgiram quando os agricultores, povos das planícies, começaram a erguer redutos com o intuito de se proteger dos intensos ataques dos povos pastores das montanhas. Esse desenvolvimento urbano possibilitou a especialização de várias profissões e o aprimoramento tecnológico. No decorrer do tempo, as cidades mesopotâmicas começaram a se estabelecer em grandes centros de comércio, graças à influência de outras civilizações. Os semitas nômades foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia, eles que são povos provenientes do deserto da Arábia iniciaram um processo de drenagem dos pântanos e a cultivação do solo através da irrigação, até que foram reprimidos pelos sumérios, provenientes do leste. A Mesopotâmia ficava entre os vales do Tigre e do Eufrates que proporcionavam a inundação do solo. Aproximadamente em 3500 a.C já se aplicava sistemas de irrigação e conseqüentemente a horticultura intensiva. Podemos notar os problemas de drenagem da Mesopotâmia através de documentos históricos de um antigo Estado, a Assíria. Quando uma cidade tinha necessidade de um novo canal, o rei ordenava que seus súditos fossem trabalhar nas obras e mesmo após a conclusão do trabalho eles continuavam na cidade trabalhando para o rei. Com toda essa soberania em relação a uma construção comunal de um canal, o domínio do rei foi se fortalecendo, e logo seu poder se transformou em despotismo oficial.