Na pizzaria do Sr. Giuseppe, a pizza grande custa R$15,00 e seu diâmetro é 40 cm. A pedido da clientela, ele passou a fazer uma pizza média, de diâmetro igual a 36 cm. Sabendo que os preços são proporcionais às áreas das pizzas, quanto o Sr. Giuseppe deverá cobrar pela pizza média?

2

Respostas

2014-05-16T09:57:45-03:00
O senhor, dono da pizzaria cobrara R$ 13,5o pela pizza media.
A melhor resposta!
2014-05-16T10:45:42-03:00
Dados:
Pizza G
R$ 15,00
d = 40 cm

Pizza M
R$ = ?
d = 36 cm

Use a regrinha de 3:

15,00 ⇒ 40 cm
       X ⇒ 36 cm

Multiplica cruzado:

40*X = 15*36

40X = 540

X =  \frac{540}{40}

X = 13,50

R.: O valor da Pizza Média será R$ 13,50

1 5 1