Respostas

A melhor resposta!
2014-05-16T14:29:10-03:00
2014-05-16T14:51:05-03:00
A fórmula para se calcular PG é a seguinte:
an =  a_{1} . q^{n - 1}

Onde:
an é o valor do ultimo termo.
a1 é o primeiro termo
n é o ultimo  termo
q é a razão

Temos que:
a1 = 1
n = 12
Para encontrar a razão, pegamos um dos termos pelo seu antecessor:
3 / 1 = 3
9 / 3 = 3
q = 3
Agora vamos procurar o décimo segundo termo (a12):
an = a_{1} . q^{n - 1}

a_{12} =1. 3^{12 - 1}

 a_{12} =1. 3^{11}

  a_{12} =1.177147

 a_{12} =177147