Respostas

2014-05-16T15:52:38-03:00
Não tenho certeza, mas vou fazer o possível para ajudá-la...
O bloqueio continental foi na verdade uma proibição feita por Napoleão I, na qual impedia que todos os países europeus mantivessem uma ligação comercial com a Inglaterra. Com esse acontecimento, a família real portuguesa veio para o Brasil com o objetivo de possuir recursos próprios para si. Espero ter ajudado.
3 5 3
2014-05-16T21:43:54-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

O bloqueio continental foi uma tentativa de Napoleão para enfraquecer a Inglaterra economicamente, consistindo em proibir os países do continente europeu de comercializarem com a Inglaterra, bem como de receberem navios ingleses em seus portos.

A maior reação adversa que a França enfrentou entre os países foi a desobediência de Portugal em fechar os portos à Inglaterra, culminando, com o auxílio dos ingleses, com a fuga para o Brasil da família real, dos funcionários públicos, da corte, bem como de muitos outros portugueses.

Isso resultou do fato de que a Inglaterra era o principal parceiro comercial de Portugal, sendo difícil, portanto, parar o comércio.

Desse modo, o Império Português seguiu mantendo comércio com os britânico, garantindo um mercado importante para o comércio inglês.

 Com a chegada ao Brasil, o rei determinou que o Brasil deixava de ser colônia, passando à condição de reino e sede do Império Português, decretando a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo a ampla entrada de produtos ingleses, com uma taxa de impostos bem menores que o pratica com os de outras nações. O rei possibilitou, ainda, as seguintes mudanças:

a) Permitiu-se a circulação de publicações e jornais no Brasil (era proibido antes);

b) O rei, após receber terras e fazendas de um traficante de escravos, respaldou e ampliou gigantescamente o tráfico negreiro no Brasil;

c) A Biblioteca real, uma das maiores do mundo na época, foi transferida ao Brasil, compondo a atual Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro;

d) Permitiu a instalação de fábricas, com a de pólvora, no Brasil;

e) Criação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, bem como Academia de Belas Artes.

f) Prosperidade econômica, haja vista que os milhares de pessoas vindas com a família real trouxeram dinheiro, joias, livros, e outros recursos importantes para o desenvolvimento econômico da região naquela época.

3 5 3