Respostas

2014-05-16T17:27:14-03:00
1- Levigação: processo utilizado para separar sólidos de diferentes densidades, geralmente por meio de corrente de água. Ex.: Garimpos de aluvião, separar areia de ouro;
2- Evaporação: separam-se misturas homogêneas sólido-líquido(soluções). E.: obter sal de  cozinha com a evaporação da água nas salinas.
3- Cristalização fracionada: usado para separar substâncias sólidas que se encontram-se dissolvidas em líquidos. Ex.: durante o processo de resfriamento da Terra, são formadas as pedras preciosas e os cristais.
4- Dissolução fracionada: separar componentes de uma mistura sólida. Ex.: separação de sal e areia.
5- Decantação: processo utilizado para separar dois tipos de misturas heterogêneas: Líquido e sólido Ex.: utilizada nas estações de tratamento de água. Líquidos imiscíveis: Ex.: água e óleo.
6- Flotação: separam-se dois sólidos com densidades diferentes, utilizando-se um líquido com densidade intermediária aos dois sólidos e no qual os sólidos não sejam solúveis. Ex.: separação de bolinhas de isopor e bolinhas de chumbo. basta encher o recipiente com água.
7- Filtração: separam-se substâncias presentes em misturas heterogêneas envolvendo sólidos e líquidos. Ex.: separação do pó do café da água.

2 4 2