O artigo científico, por ser um gênero da esfera acadêmica, apresenta características relevantes ao tratamento de questões sociais. Leia o fragmento do artigo científico Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano, de Carlos Alberto Mucelin e Marta Bellini, analise os itens e assinale a alternativa correta.

É inevitável a geração de lixo nas cidades devido à cultura do consumo. Segundo o IBGE, em 2006, o Brasil é constituído por 5.507 municípios e na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada no ano de 2000 pelo IBGE, foi registrado que somente 33% (1.814) dos 5.475 municípios daquele ano coletavam a totalidade dos resíduos domiciliares gerados nas residências urbanas de seus territórios. Os dados dessa pesquisa revelaram que diariamente o Brasil gerava 228.413 toneladas diárias de resíduos sólidos. Isso implica numa produção de 1,2 kg/habitante (IBGE, 2006).

I. Os procedimentos metodológicos, as técnicas de pesquisa e de análise são elementos fundamentais para a cientificidade do gênero da esfera acadêmica: artigo científico.

II. A análise de dados não contribui para a cientificidade do artigo científico, pois a pesquisa de campo não se fundamenta na sistematização de dados.

III. A utilização dos métodos, metodologias e procedimentos possibilitam resultados fidedignos à pesquisa.

Está(ão) correta(s):

1

Respostas

2013-06-21T17:51:22-03:00

III.   A utilização dos métodos, metodologias e procedimentos possibilitam resultados fidedignos à pesquisa.