Respostas

A melhor resposta!
2014-05-16T21:47:56-03:00
A organela nada mais é, que uma estrutura com características e funções específicas. Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas, são elas: 

- Ribossomo; 
- Mitocôndria; 
- Complexo de Golgi ou sistema golgiense; 
- Centríolos; 
- Lisossomo; 
- Retículo endoplasmático liso; 
- Retículo endoplasmático rugoso; 

ORGANELA FUNÇÃO PRINCIPAL 
Ribossomo É o responsável pela síntese de proteínas. 
Mitocôndria Responsável pela respiração celular. 
Complexo de Golgi Armazena e secreta substâncias diversas. 
Centríolo Atua na divisão celular. 
Lisossomo Atua na digestão intracelular. 
Retículo End. Liso Transporte de substâncias e produção de esteróides. 
Retículo End. Rugoso Transporte de substâncias e síntese de proteínas. 
2 5 2
valeu a ajuda se precisa so pedir
era isso mesmo que precisava?
simm
2014-05-16T21:51:56-03:00
Organelas de Células animais 

Uma organela pode ser definida como uma determinada parte do citoplasma responsável por uma ou mais funções especiais. As organelas citoplasmáticas mais importantes estão citadas abaixo. 

Mitocôndrias 
Reticulo endoplasmático rugoso 
Reticulo endoplasmático liso 
Complexo de Golgi 
Ribossomos 
Lisossomos 
Peroxissomos 
Vesículas revestidas por membrana 
Microtúbulos 
Centríolos 
Microfilamentos 


1) HISTOLOGIA DAS ORGANELAS 


1.1) MITOCÔNDRIA 

Função: fundamental importância no processo de respiração celular e no fornecimento de energia a partir da quebra da glicose. O fornecimento de energia provém do ciclo de Krebs, que ocorre no interior das mitocôndrias, onde a partir de uma molécula de glicose, se formam 38 ATPs, CO2 e H2O. Além disso, é na membrana mitocondrial interna que ocorre o sistema transportador de elétrons, que também fornece ATP. 

Constituição: principalmente proteínas e lipídeos. Também há DNA, RNA, magnésio e cálcio. O DNA é composto de filamentos duplos e circulares. Quanto ao RNA, existe o rRNA, mRNA e o tRNA. 

Estrutura: geralmente são alongadas e de tamanho e distribuição variáveis. São encontradas dispersas no citoplasma. A quantidade de mitocôndrias está diretamente relacionada com a necessidade de energia. Quanto maior a necessidade de energia, maior será o número de mitocôndrias encontradas no local, por exemplo, a cauda do espermatozóide, o fígado e o músculo estriado cardíaco. Microscopicamente as mitocôndrias apresentam duas membranas lipoprotéicas, uma membrana localiza-se mais externamente e a outra mais internamente em relação à estrutura da mitocôndria. A primeira é permeável, lisa e contém purinas, enquanto que a segunda é semipermeável e contém cristais mitocôndrias, citocromos e enzimas usadas na produção de energia. 
O espaço entre essas membranas é o espaço intermembranoso. O espaço interno, limitado pela membrana interna é a matriz mitocondrial. É na matriz que existe a maioria das enzimas usadas na B oxidação e no ciclo de Krebs. 


1.2) RIBOSSOMO 

Função: síntese protéica. 
Estrutura: existem dois tipos de ribossomos, um presente nos seres procariontes, cloroplastos e mitocôndrias e outro nos eucariontes. Os ribossomos são compostos por duas subunidades de tamanhos diferentes, que depois de prontas se separam e saem do núcleo pelo poro nuclear, passando para o citoplasma. Quando o ribossomo está disperso no citoplasma, recebe o nome de ribosoma livre e quando está aderido à superfície externa das estruturas membranosas, é chamado de ribosoma aderido. 

Constituição: intensamente basófilos, compostos de quatro tipos de rRNA e 80 proteínas diferentes associadas, as quais unem-se para formar uma estrutura globular condensada. 


1.3) RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO 

Funções: transporte. O retículo endoplasmático rugoso (RER) participa principalmente da síntese de esteróides e de outros lipídios, aos quais são destinados à exportação ou ao uso intracelular por organelas, como por exemplo, pelos lisossomos. O retículo endoplasmático liso (REL) participa da síntese de proteínas, mas suas funções variam de acordo com a célula em que ele se encontra, veja os exemplos a seguir. No fígado, o REL é responsável pelos processos de conjugação, oxidação e metilação. Já na glândula supra- renal, ele participa da produção de esteróides, pois ele contém algumas enzimas fundamentais para essa produção hormonal, enquanto que nas células musculares esqueléticas ele participa da ativação do cálcio e da contração muscular. Outra função é a síntese de fosfolipídios para todas as membranas celulares. 

Estrutura: existem dois tipos: o RER e o REL. O RER está presente maior número nas células especializadas na secreção de proteínas, por apresentar ribossomos. Já o REL, não apresenta ribossomos e sua membrana se dispõe sob a forma de túbulos, que se anastomosam profusamente, formando um sistema mais tubular. 

Constituição: ambos por uma rede de túbulos e por vesículas redondas e achatadas intercomunicantes.


1 5 1
eu queria algo mais resumido mais valeu a ajuda obg