Me ajudem. 1- Dois elementos quimicos, X e Y, com numeros atomicos iguais a 19 e 17, respectivamente, apresentam que tipo de ligação quimica? De a configuração eletronica desses elemnetos e a formula do composto formado.
2- Considere os elementos quimicos Z e W, que formam cations de cargas Z +3 e anions de carga W -1. De a formula compostaformado e responda quantos eletrons teriam na ultima camada dos elementos quimicos Z e W

1
e nao sei mas vc poderia me ajudar
Se
decomponha em fatores primarios os numero 40
eu nao sei fazer se soubese eu te ajudase

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-17T11:33:17-03:00

Se você vislumbrar a tabela periódica , perceberá que únicos elementos químicos encontrados para os respectivos valores enunciados são : K₁₉ e Cl₁₇ .Como o potássio esta presente  na coluna dos  metais alcalinos , prontamente, vai doar elétrons . Pois , todo elemento participante dos metais alcalinos tem essa tendência . Já , o cloro é o oposto , até porque , para  habilitar uma ligação , ele precisaria ser um  receptor de elétrons . Em outras palavras , a ligação é iônica . Observando que sempre a ligação metal e ametal tem caráter iônico . Distribuição dos respectivos elementos químicos :

Cl - Z
1s2 
2s2 2p6 
3s2 3p5 

K - Z = 19 - 1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁶ 4s¹

Fórmula 

KCl    Cloreto de potássio 



2) Ao meu ver , existem muitos composto que podem fazer esse tipo de ligação . De qualquer forma , vamos para os exemplos . 

Formula 

AlCl₃   Cloreto de Alumínio 


Fazendo a distribuição eletrônica  encontraremos os elétrons dos elementos citados .


Al = 1s², 2s², 2p⁶, 3s² e 3p¹
Cl = 
1s² 2s² 2p⁶ 3s² 3p⁵

Z (AL) = 3s2 e 3p1 = 3 elétrons 
W (Cl) = 3s² 3p⁵ = 7 elétrons . 

Ufa ! '-' 












1 5 1