1- Complete as frases com substantivos derivados das palavras destacadas.

Veja o exemplo.

Joana é delicada; ela tem delicadeza.

a) Eu estou triste. Eu sinto ________________________________

b) Luís é feliz; ele sente ______________________________

c) O bebê é tranquilo. Ele tem __________________________

d) Vovô é muito sábio. Ele tem ______________________________

2- Leia o poema.

CANÇÂO DE NINAR

Menino, dorme depressa.

Depressa, menino, dorme.

Dorme depressa, menino.

Menino, depressa dorme.
No céu, o seu anjinhojá cansou de vigiar

Nas nuvens, seu carneirinhonem tem força pra berrar.
Da lua, São Jorge é o soldadoe atrás do dragão já vem.

Se encontra você acordado,ele leva você também.
As galinhas, no galinheiro,dormem em completa paz.Lá na praça, o pipoqueironem vende pipoca mais.
Agora dorme, menino.

Menino, dorme agora.

Dorme, menino, agora

.Menino,agora dorme.

a) Copie do poema substantivos derivados

_______________________________________________________

b) Escreva os substantivos primitivos correspondentes a esse substantivos derivados.

________________________________________________________


2

Respostas

2014-05-17T10:24:33-03:00
Pelo o que eu entendi, vamos lá rs
a) Eu sinto tristeza 
b) Ele sente felicidade
c) Ele tem tranquilidade 
d) Ele tem sabedoria 

não consegui, a dois 
A melhor resposta!
2014-05-17T10:30:14-03:00
A) Eu estou triste. Eu sinto tristeza.
b) Luís é feliz; ele sente felicidade.
c) O bebê é tranquilo. Ele tem tranquilidade.
d) Vovô é muito sábio. Ele tem sabedoria.

2- Leia o poema: 
CANÇÃO DE NINAR  

Menino, dorme depressa.
Depressa, menino, dorme.
Dorme depressa, menino.
Menino, depressa dorme.
No céu, o seu anjinho já cansou de vigiar.
Nas nuvens, seu carneirinho nem tem força pra berrar.
Da lua, São Jorge é o soldado e atrás do dragão já vem.
Se encontra você acordado, ele leva você também.
As galinhas, no galinheiro, dormem em completa paz.
Lá na praça, o pipoqueiro nem vende pipoca mais.
Agora dorme, menino.
Menino, dorme agora.
Dorme, menino, agora.
Menino, agora dorme.

a) Copie do poema substantivos derivados: dorme, cansou, vem, acordado, leva, vende, galinheiro e pipoqueiro.

b) Escreva os substantivos primitivos correspondentes a esse substantivos derivados: dormir, cansar, vir, acordar, levar, vender, galinha, pipoca.
1 5 1