Respostas

2013-06-22T09:59:26-03:00

*Sócrates: Sócrates não deixou nada escrito. As notícias que temos de sua vida e de seu pensamento, devemo-las especialmente aos seus dois discípulos Xenofonte e Platão, de feição intelectual muito diferente. Xenofonte, autor de Anábase, em seus Ditos Memoráveis, legou-nos de preferência o aspecto prático e moral da doutrina do mestre. Xenofonte, de estilo simples e harmonioso, mas sem profundidade, não obstante a sua devoção para com o mestre e a exatidão das notícias, não entendeu o pensamento filosófico de Sócrates, sendo mais um homem de ação do que um pensador. Platão, pelo contrário, foi filósofo grande demais para nos dar o preciso retrato histórico de Sócrates; nem sempre é fácil discernir o fundo socrático das especulações acrescentadas por ele. Seja como for, cabe-lhe a glória e o privilégio de ter sido o grande historiador do pensamento de Sócrates, bem como o seu biógrafo genial. Com efeito, pode-se dizer que Sócrates é o protagonista de todas as obras platônicas embora Platão conhecesse Sócrates já com mais de sessenta anos de idade.

 

*Platão: defendia a superioridade do MUNDO DA IDEIAS sobre o MUNDO MATERIAL.No mundo material, as coisas são imperfeitas e a realidade concreta está sempre mudando. 
A nossa percepção é feita atravéz dos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato e tato), e para Platão os sentidos não são totalmete confiáveis pois não nos transmitem um conhecimeto seguro. Já, no mundo das ideias as coisas são perfeitas e imutáveis.

 

*Aristóteles: procurou tratar das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época. Atentou por classificá-los, definindo suas características mais proeminentes, separando-os em puros ou pervertidos. Achava que a realidade está no que percebemos e sentimos com os sentidos, que todas as nossas idéias e pensamentos tinham entrado em nossa consciência através do que víamos e ouvíamos e que o homem possuía uma razão inata, mas não idéias inatas. Tudo na natureza possuía a probabilidade de se concretizar numa realidade que lhe fosse inerente.

4 3 4
2013-06-22T10:13:53-03:00

Maquiavel => teve um pensamento politico onde, procurou fundamentar uma filosofia politica, onde os homens dominavao.

 

Dante => seu pensamento era plitico e juridico, procurou a razao das diferenças etnicas.

 

Kepler => preocupou-se coma ordem politica,e era conhecido por suas perseguiçoes a movimentos religiosos.

1 5 1