Respostas

2014-05-17T11:30:24-03:00
Existem três métodos, tem o da soma, da subtração e da substituição.

Método da Soma.
O da soma é o mais simples, imagine o sistema:
x + 2y = 5
3x - 2y = 35
Você soma a primeira com a segunda, soma de um lado e depois de outro.
x + 2y + (3x - 2y) = 5 + 35
4x + 2y - 2y = 40
4x = 40, então x = 10.

Método da Subtração:
veja esse sistema.
3x + 2y = 25
x + 2y = 5
Subtraia os mesmos lados, de um primeiro e do outro depois.
3x + 2y - (x + 2y) = 25 - 5
3x - x + 2y - 2y = 20
2x = 20. então x = 10.

Método da substituição:
a vantagem é que sempre pode ser usado:
x + 2y = 5
3x + 6y = 25
Agora vem a substituição, crie uma incognita em função de outra.
x = 5 - 2y -> x está em função de y, agora coloque esse valor onde tem o x em outra equação.
3(5 - 2y) - 2y = 25
15 - 4y + 6y = 25
2y = 10 -> então y = 5. para achar x substitua o valor y na outra equação.



1 1 1
A melhor resposta!
2014-05-17T11:45:15-03:00
Toda equação de primeiro grau tem uma incógnita e números e uma igualdade. para você saber o resultado dessa incógnita você deve isolá-la do outro lado da igualdade resto dos números do outro lado da igualdade.
Exemplo: x+20=50
x=50-20
x=30
( lembre-se: sempre que passar um número ou letra para o outro lado da igualdade mudar o sinal, se era positivo fica negativo e se era negativo fica positivo)
pode haver casos em que há mais de uma incógnita (2x,3x...). Nesses casos no final da equação você só passa o número que está multiplicando a letra passar dividindo o outro lado, porque como para passar necesita-se fazer a operação inversa, o inverso de multiplicação é divisão.
Exemplo: 2x +20=50
2x=50-20
2x= 30
x = 30/2
x= 15
uma dica: após terminar de fazer a equação e descobrir o valor de x, pegue esse número e substitua na equação. assim saberá que se a equação der certo é porque você encontrou o número correto de X .
Se mesmo com as explicações que você conseguir aqui você ainda não entender no site calculemais.com tem vídeo aulas ensinando como resolver exercícios de equações. é só entrar no site e escolher exercícios-tente bastante ( do lado do logotipo do site) e clicar matemática, lá terá uma lista de assuntos de matemática e um deles é equações. o site é muito bom e me ajudou muito para aprender a fazer juros, espero que te ajude também
1 5 1