Transcrição do frase:

Homem de negócios fala para interlocutor: As relações raciais no Brasil sempre foram ótimas! Agora vêm vocês querendo vagas nas universidades, no mercado de trabalho, no poder... Pô, estão querendo estragar tudo!!!



Com base na leitura e interpretação do cartum acima, considere as afirmações a seguir:

I. A democracia racial brasileira, exemplo para o mundo, vem sendo abalada pela exigência da autodenominação racial para inscrição no vestibular por meio de cotas raciais.




II. A implantação de um programa governamental de cotas raciais implica no reconhecimento de que a democracia racial trata-se de um mito.




III. O programa de cotas raciais brasileiro se espelha no modelo norte-americano, sem considerar a democracia racial brasileira.




IV. O estabelecimento das cotas visa a equiparação de formação acadêmica e consequente ascensão no mercado de trabalho de negros e indígenas com os brancos.




Estão corretas somente as afirmações:

III e IV ( )

II , III e IV ( )

I , III ( )

II , IV ( )

I , II , IV ( )


gente por favor alguem sabe qual seria a reposta certa ??? desde de jah obrigado

1

Respostas

2013-06-22T13:37:57-03:00

Resposta correta: II e IV

 

Alternativa I: A democracia racial brasileira simplesmente não existe e portanto não é exemplo para o mundo.

Alternativa II: A "democracia racial" trata-se de um mito. O termo denota a crença de que o Brasil escapou do racismo e da discriminação racial vista em outros países.

Alternativa III: O programa de cotas raciais brasileiro não se espelha no modelo norte-americano. Veja também que a democracia racial brasileira é um mito.

Alternativa IV: Essa afirmação é exatamente o que visa a proposta das cotas. Mesmo que não seja isso que aconteça na prática, originalmente a política visa isso: "a equiparação de formação acadêmica e consequente ascensão no mercado de trabalho de negros e indígenas com os brancos".