Respostas

2014-05-17T17:37:57-03:00
O número é 4
4 ao quadrado=16+4=20
Comentário foi eliminado
De qualquer forma, dei uma resposta equivocada, estava do celular e não li corretamente. O enunciado pede um numero natural e -5 não é natural. Desculpa a confusão.
hahhaa
estamos aqui como uma turma para descurir isso foi bom para pensarmos hehe
Realmente ;)
A melhor resposta!
2014-05-17T17:40:20-03:00
X^2 + x = 20 
x^2 + x - 20 = 0 
Temos uma equação de 2º grau, assim fórmula de Baskar: 
Delta = b^2 - 4 . a . c 
Mas quem é "a,b,c", simples: 
"a" é o termo que acompanha x^2 
"b" é o termo que acompanha x 
"c" é apenas o número pois não acompanha ninguém, 
assim na expressão x^2 + x - 20 = 0 
a = 1 
b = 1 
c = - 20 
?Então: 
Delta = b^2 - 4 . a . c 
Delta = 1^2 - 4 . 1 . -20 
Delta = 1 + 80 (pois - 4 vezes -20 [jogo de sinal] + 80, quanto ao 1, todo número multiplicado por 1 é ele mesmo, assim - 4 vezes 1 = - 4) 
Delta = 81 
Fórmula de Baskar novamente: 
x1 = - b + raiz de Delta : 2 . a 
x1 = -1 + raiz de 81 : 2 . 1 
x1 = (- 1 + 9) : 2 
x1 = + 8 : 2 
x1 = 4 
-------- 
x2 = - b - raiz de Delta : 2 . a 
x2 = - 1 - raiz de 81 : 2 . 1 
x2 = (- 1 - 9) : 2 
x2 = - 10 : 2 
1 5 1