Respostas

A melhor resposta!
2014-05-17T19:29:00-03:00
Foi um protesto feito pelos marinheiros, que quando cometiam algum erro eram castigados com 25 chibatadas.Eles queriam acabar com essa tortura, então eles mandaram um comunicado para o presidente pedindo o fim da tortura e melhorias na alimentação. 
Seu pedido foi atendido e a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que acabava com as chibatadas e perdoava os revoltosos. 
Essa rebelião ficou conhecida como Revolta da Chibata e ocorreu em 22/11/1910. 
No dia 09/12/1910 explodiu outra rebelião, mas desta vez o Governo estava decido a acabar com os marinheiros revoltosos. Vários marujos foram mortos e capturados, um desses cujo nome era João Cândido era um dos únicos almirantes negros da época. Ficou conhecido como Almirante Negro, ele ficou preso numa masmorra na Ilha de Cabras. 
1 5 1
2014-05-17T19:32:58-03:00
Podemos considerar a revolta da chibata como mais uma manifestação de insatisfação ocorrida no início da republica. embora pretendesse implantar um sistema politico econômico moderno no pais, os republicanos trataram os problemas sociais como "casos de policia". não havia negociação ou busca de soluções com entendimento. o governo quase sempre usou a força das armas para por fim às revoltas greves e outras manifestações populares.