Respostas

2013-06-22T21:33:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Em primeiro lugar, é preciso perceber que a função de termorregulação da pele não é universal a todas as espécies animais. Ela terá influência maior no caso dos seres homeotérmicos, caracterizados por sistema que mantem o calor corporal constante independente das variações de temperatura no ambiente.

 

É para esses seres que a pele terá um papel importante na termorregulação, especialmente na espécie humana. Por meio de uma relação com o sistema circulatório, nos momentos em que a temperatura estiver subindo além do previsto, os vasos da pele (cutâneos) irão dilatar, favorecendo a troca de calor com o meio ambiente (essa é a razão do rosto ficar avermelhado quando estamos com calor).

 

Outra característica da pele humana que a torna importânte para a termorregulação de nosso organismo é a capacidade de produzir suor ou transpiração (outros animais, como os cães fazem isso pela boca). Com a liberação do suor, há uma diminuição rápida da temperatura.

 

Portanto, essas duas razões acima demonstram os mecanismos em razão dos quais a pele apresenta essa capacidade de ajudar na  termorregulação de nosso corpo.

 

 

1 5 1