Respostas

2014-05-18T02:34:25-03:00
Olá juliana, antes de responder quero que saiba que os períodos são compostos por orações e que cada oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais.Continuando...

Respostas com base no texto:"C
éu"
Questão 1: Letra D "4"  (Verbos: Olhar, Levantar, Querer e Tocar);
Questão 2
Letra B "2" ( segundo período da primeira estrofe: 1° oração "Levanta a Mãozinha", e a 2° oração "Quer tocar o céu");
Questão 3Letra A = "5" (Verbos encontrados: Senti "verbo sentir", é "verbo ser", Crê "Verbo Crê", Alcança "Verbo alcançar" e Tem "Verbo ter").

Respostas com base no texto: "A lua no Cinema"
Questão 7: Letra A (Era pequena e solitária);
Questão 8Letra C (Desejava esquecer a história da estrela solitária);
Questão 9: Letra A (Um astro insignificante);
Questão 10: Letra A (Solidão).
Se vc não tiver pressa vou responder porque agora estou ocupada e tem paciente me esperando. Assim que ouder respondo.
Queria Silvia, a preposição liga duas palavras, ligando o termo subordinante ao termo subordinado. Ou seja, você está certo, vou corrigir!
:)
Não dá para fazer agora, estou saindo do plantão. vou lhe prometer fazer hoje à tarde. Um abraço.
brigada
A melhor resposta!
2014-05-18T20:34:51-03:00
A criança olha para o céu azul, levanta a mãozinha - Período composto por duas orações: 1a. Or. A criança olha para o céu azul    -    2a. Or levanta a mãozinha
Quer tocar o céu    -        Período simples oração absoluta
RESPOSTAS:
1) LETRA (e)
2) LETRA (c)
3) LETRA (a) cinco orações

4°. LETRA (a) Assindética, são orações coordenadas independentes. Estão apenas coordenadas, uma ao lado da outra. São assindéticas porque não têm uma conjunção para ligá-las, são separadas por vírgulas.
SOBRE O POEMA A LUA NO CINEMA
7) A
8) C
9) A
10) A porém existe a possibilidade de ser a letra b. Acredito que seria um bom motivo para gerar uma discussão em sala de aula.
Um abraço, desculpe a demora, estava muito ocupada, trabalho em hospital.

1 5 1