O crescimento da economia americana é um assunto que interessa a todo o mundo, seja pelo tamanho e representatividade destes números. Com isto em mente analise a reportagem reproduzida a seguir.
PIB dos EUA cresce 0,1% no trimestre

A economia dos Estados Unidos sofreu no primeiro trimestre com as duras condições do inverno, apresentando um crescimento de 0,1% em projeção anual, segundo a primeira estimativa do Departamento do Comércio, publicada nesta quarta-feira.
A previsão média dos analistas era de um crescimento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), depois de ter registrado uma expansão de 2,6% no quarto trimestre.
Com exceção dos gastos de consumo, que mantiveram um bom comportamento – sobretudo graças aos gastos em serviços – registrando uma progressão de 3% (contra 3,3% no trimestre anterior), muitos setores da economia caíram no vermelho.
Desta forma, os investimentos das empresas retrocederam 2,1%, após uma alta de 5,7% no trimestre anterior. Os investimentos residenciais caíram 5,7%. Quanto às exportações, baixaram 7,6%, quando haviam marcado um aumento de 9,5% no quarto trimestre.
O Departamento de Comércio não fez comentários para explicar esta freada espetacular do crescimento entre janeiro e março, mas o Federal Reserve advertiu em várias oportunidades que as excepcionais condições de inverno haviam provocado uma desaceleração da atividade econômica.
A primeira estimativa do PIB pelo departamento de Comércio normalmente é fortemente revisada durante as outras duas estimativas que serão realizadas.

FONTE: Disponível em: <http://www.afp.com/pt/noticia/pib-dos-eua-cresce-01-no-trimestre>. Acesso em: 30 abr. 2014.

Analisado o texto acima, julgue as afirmativas a seguir e depois responda corretamente:
I. Não é possível dizer que os EUA estão passando por uma crise, já que o texto sinaliza claramente de que o resultado abaixo do esperado se deveu a situações excepcionais.
II. O papel do consumo na composição do PIB americano é decisivo, e os números fortes acabaram por apaziguar os ânimos dos investidores.
III. Os números mostram que os EUA, ao contrário da Europa, estão conseguindo lidar bem com as turbulências econômicas, fato que leva a crer que o país está livre de crises futuras.

Está(ão) CORRETA(S):
a) as alternativas II e III.
b) apenas a afirmativa I
c) as alternativas I e II.
d) apenas a afirmativa II.
e) apenas a afirmativa III.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-18T12:09:25-03:00
Alternativa I e II estão corretas. Espero ter ajudado.
Douglas Santos
3 5 3