foi um código de lei feita pelo rei Hamurabi que erra rei da Mesopotâmia que a lei erra olho por olho e dente por dente, se um homem da mesma condição financeira fizesse algum de ruim outro da mesma condição financeira o outro descontaria do mesmo jeito que ele fez mais se fosse um rico e um pobre o pobre não podia desconta mai o rico podia
representa conjunto de leis escritas, sendo um dos exemplos mais bem preservados desse tipo de texto oriundo da Mesopotâmia. Acredita-se que foi escrito pelo rei Hamurábi, aproximadamente em 1700 a.C.. Foi encontrado por uma expedição francesa em 1901 na região da antiga Mesopotâmia correspondente a cidade de Susa, atual Irã.
Um dos mais antigos códigos jurídicos de toda a humanidade, compilação de 282 leis da antiga Babilônia (Iraque), composto por volta de 1772 a.C. Visto como a mais fiel origem do Direito e a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, o trecho mais conhecido é a 'lei de talião'. O princípio do “olho por olho, dente por dente”,privilegiavam a adoção de uma pena similar ao tipo de crime realizado pelo seu infrator. Mas, quando eram de classes distintas as penas variavam.

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-05-18T12:32:58-03:00
Foi as primeiras leis escritas já criadas. Criado por Hamurábi durante seu império Babilônico. Dentre essas leias está a mais famosa delas ,a lei de talião "olho por olho ,dente por dente"
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-18T13:03:18-03:00
Baseada na lei de Talião (olho por olho, dente por dente), o código de Hamurabi é uma das leis mais antigas. Ninguém sabe ao certo quem criou esta lei, mas dizem que foi o rei Hamurábi.
Ele teria criado a lei para defender os fracos, pois, como havia classes diferentes naquela época (os donos das terras, os funcionários e os escravos), sempre quem sofria as consequências por um ato eram os mais fracos. Então ele criou esse código com o objetivo de mudar isso. 
1 5 1