Cílios e flagelos são estruturas móveis encontradas tanto em unicelulares como em organismos mais complexos (homem). Os cílios são, geralmente, curtos e numerosos; os flagelos, longos, existindo apenas um ou poucos em cada célula. Essas formações vibráteis têm um papel fundamental: permitir a locomoção da célula ou do organismo no meio líquido.
Exemplos: protozoários e larvas de invertebrados movimentam-se através de cílios; espermatozóides, algas unicelulares e alguns protozoários locomovem-se por flagelos.

Respostas

2014-05-18T15:39:51-03:00
Cílios e flagelos são estruturas citoplasmaticas anexa a membrana, tem origem no prolongamento dos centriolos. Tem como função principal a locomoção, cílios geralmente são pequenos e números, e o flagelo único e longo.
A melhor resposta!
2014-05-18T15:40:29-03:00
São estruturas envolvidas em diferentes funções como a locomoção, deslocamento de substâncias, limpeza e proteção, reprodução, nutrição, defesa e muitas outras. Essas estruturas são formadas por algumas proteínas tubulares que formam feixes organizados.
1 5 1