Respostas

2013-06-23T16:52:35-03:00

TIRO DE LATERAL 
Um tiro lateral é marcado quando a bola tiver cruzado completamente a linha lateral, ou quando um jogador de quadra da equipe defensora foi o último a tocar na bola antes que ela cruze a linha de fundo de sua equipe. 
O tiro lateral é executado sem o apito do árbitro pelo adversário da equipe cujo jogador tocou por último na bola antes que ela tenha cruzado a linha. O tiro lateral é executado do ponto onde a bola cruzou a linha lateral ou, se ela cruzou a linha de fundo, da intersecção entre a linha lateral e linha de fundo daquele lado. 
O executante deve permanecer com um pé sobre a linha lateral até que a bola tenha saído de sua mão. Ao jogador não é permitido colocar a bola no solo e pegá-la de novo, ou quicar a bola e agarrá-la novamente.
Enquanto o tiro lateral está sendo executado, os adversários não podem estar a menos de 3 metros do executante. 

TIRO DE SAÍDA 
O jogo inicia com as duas equipes no seu meio campo.
A escolha da posse de bola é por sorteio. No começo do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que venceu o sorteio e escolheu começar com a posse de bola. Os adversários, então, tem o direito de escolher o lado da quadra.
Depois do intervalo as equipes mudam de lado e inicia o jogo a equipe contrária que começou o jogo.
Após acontecer um gol, a equipe que levou o gol reinicia o jogo com um tiro de saída.

LINHA PONTILHADA
Linha de 9 metros: é pontilhada, está localizada a 3 metros da linha de 6 metros, serve para que os jogadores de ataque se posicionem atrás dela no momento que forem executar uma cobrança de falta sofrida próxima à área de gol com TLD – tiro livre direto ou TLI – tiro livre indireto e para que os jogadores dos dois times, com exceção do goleiro que vai defender e o jogador que irá cobrar o tiro de 7 metros, se posicionem logo atrás para não interferir na cobrança.

20 4 20