Preciso de uma resenha sobre este texto: Jovem, esperança e compromissoA participação da juventude, especialmente neste século 21, se faz importante pelas novas tendências que o mundo apresenta: as grandes transformações, as questões ambientais, as dificuldades do planeta com a economia. E isso traz muitas consequências para os jovens. Por isso, a juventude precisa lutar, porque só ela pode transformar esse tempo novo que se apresenta; a juventude precisa assumir o protagonismo desse século 21 e transformar a sociedade para que possamos responder às novas questões.

É uma juventude que tem sede de um país mais justo, do fim da corrupção, sede de um meio ambiente mais bem cuidado. Ao mesmo tempo, é uma juventude que não tem voz, que não tem uma formação política, como outras gerações tiveram. Mas é uma juventude sedenta e que busca a todo momento encontrar um espaço para poder transformar, ainda que isso seja muito difícil.
As escolhas principais da juventude devem ser com relação à vida, à defesa da vida. Eu, como jovem cristão e participante da Pastoral da Juventude, acredito que a proposta de Jesus é uma proposta de vida. Mas, independentemente do credo, da religião, essa proposta em defesa da vida, em defesa dos direitos humanos é a proposta central de uma juventude participante e ativa, que transforma a história.

Acho que a grande dificuldade de ser jovem hoje é um sistema econômico cada vez mais opressor, que não prioriza a democracia. E essas dificuldades são diferentes em cada lugar. Mas a grande dificuldade é exatamente a desigualdade, a pobreza, que não conseguimos resolver. A fome, a violência e, especialmente hoje, a questão da drogas, que tem destruído muitos sonhos da juventude por ausência do Estado, de políticas públicas.

Por outro lado, a grande riqueza de ser jovem é a esperança. O jovem tem esperança, tem compromisso, e o jovem quer transformar a sociedade. Mesmo que não tenhamos muitos resultados, temos jovens que gritam. E hoje é especialmente nas redes sociais onde essa juventude tem mostrado a cara com mais ênfase. Mesmo que os grandes meios sejam tão restritos a pequenos grupos, as redes sociais aparecem como um meio que o jovem usa para mostrar sua voz, sua riqueza, sua diversidade cultural.
Vinícius Borges GomesSanto Antonio do Amparo, MG.
Por favor, gente, preciso muito da ajuda de vocês!
Estou com uma pilha de coisas pra estudar... Não estou com tempo! T-T
Ficarei grata se alguém puder fazer essa gentileza para mim!
Beijos! Boa noite!

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-19T01:37:24-03:00
Bom..
Hoje em dia está muito difícil ter voz no mundo em que vivemos, onde muitos se preocupam mais com si mesmo do que com os outros, mas ainda existem muitos jovens que buscam um mundo melhor, lutam pelo que querem, mesmo que seja por redes sociais, anteriormente, tiveram vários protestos, e a grande maioria eram jovens, que queriam se manifestar, isso é bom, pois vemos que ainda há esperança que tudo possa mudar e melhorar.
Nos jovens buscamos justiça, buscamos menos mortes, menos roubos, menos corrupção, mais condições melhores de ser viver, queremos mais hospitais, escolas, queremos um mundo mais feliz com menos coisas ruins acontecendo.
Muitos tem medo de se expressar e se manifestar pra mudar o lugar onde vivemos, afinal é só um bando de jovens sem voz não é? não, os jovens não sabem a força que tem, é só irmos atrás e vamos conseguindo fazer as coisas mudar aos poucos, só não podemos esperar que tudo fique perfeito de uma hora para outra, isso seria impossível.
Devemos ter persistência e nunca desistir do que queremos, vamos fazer a diferença.


Nossa e.e espero que goste slá .-.  
2 5 2
Ainn, obrigada, queridaa! <3
Adorei!
*-------* d nd :3