O que tem em comum o socialismo e comunismo e o que os torna diferente?

1
De acordo com a teoria marxista, a diferença básica entre o socialismo e o comunismo é a de que o primeiro é uma fase pela qual a sociedade tem que passar para chegar ao segundo. No socialismo, a sociedade controlaria a produção e distribuição dos bens em um sistema que prezasse a igualdade e a cooperação. Seria uma fase na qual ainda existiria um Estado que ajudaria a controlar esse novo sistema, sempre visando a sua evolução para atingir o comunismo.
Portanto, o comunismo pode ser encarado como um sistema de organização da sociedade oposto ao capitalismo e que viria a substituí-lo depois que esta passasse pela “fase de transição” entre eles, o socialismo.

Respostas

2014-05-19T08:05:14-03:00
De acordo com a teoria marxista, a diferença básica entre o socialismo e o comunismo é a de que o primeiro é uma fase pela qual a sociedade tem que passar para chegar ao segundo. No socialismo, a sociedade controlaria a produção e distribuição dos bens em um sistema que prezasse a igualdade e a cooperação. Seria uma fase na qual ainda existiria um Estado que ajudaria a controlar esse novo sistema, sempre visando a sua evolução para atingir o comunismo. Portanto, o comunismo pode ser encarado como um sistema de organização da sociedade oposto ao capitalismo e que viria a substituí-lo depois que esta passasse pela “fase de transição” entre eles, o socialismo.