Respostas

2014-05-19T13:22:16-03:00
Moisés bíblico? Se for o bíblico, a história dele é do começo do livro de Êxodo até Deuteronômio, na bíblia. Depois da transferência da família israelita de jacó, pai de José, Deus abençoou grandemente a madre dos animais e mulheres israelitas, assim tendo muitos filhos fortes e saudáveis. Ali no Egito, o povo se estabeleceu por muito tempo, e vários faraós reinaram, até que chega um que não conhece as boas intenções de Israel. Por ver que as mulheres tinham mtos filhos fortes, viu que em pouco tempo a terra do Egito seria De Israel, e quis matar todo o homem abaixo de dois anos, e os demais virariam escravos.
Joquebede, mãe de Moisés, soube da nova lei de faraó e escondeu seu menino por 2 ou 3 meses. Depois de um tempo, era impossível esconder e isolar os gritos da criança, então ela teve uma ideia: escondê-lo num berço coberto de piche para não entrar água e deixou-o ir pelo Nilo, abençoando-o. Com o coração em pedaços, partiu. Mas, porém, todavia, entretanto, Mirian, sua irmã mais velha, seguiu-o para ver onde seu maninho pararia. É, Deus é lindo: o bebê parou perto de onde A FILHA DO FARAÓ banhava-se com ajuda de suas servas. Elas viram o bebê e mostraram à princesa, que falou:
- Ooooooown, que coisiquinha mais fofaaa!! Deve ser um bebê israelita. Vou pegar pra mim! Seu nome é Moisés pois o tirei das águas!
Então vem a trolladamaster de Mirian. Ela se aproxima e diz:
- A Senhora quer que eu arranje uma babá para seu bebê? Vai amamentá-lo e educá-lo pra vossa Majestade...
Então diz a princesa:
- Boa ideia, leiga e pobre garota! Traga essa velhaca para cuidar do meu Moisés.
E quem ela trouxe: Joquebede!!!
Até uns dez anos, ele foi educado pela própria mãe, que ensinou-o as crenças costumes e etc. Dos israelitas, enquanto ele era traslado como netinho de faraó.
Mas não vamos esquecer dos israelitas sofredores.
Continuavam escravos, apanhando e trabalhando cada vez mais, o que ascendia a ira e o furor do âmago da alma de Moisés, pois ele SABIA que aquela era sua nação. Adulto, enquanto caminhava em sua carruagem, viu um egípcio bater num israelita por diversão, então foi a gota d'água. Ele matou o homem egípcio e o enterrou na areia. Mandou o Israelita calar a boca. Outro dia ele, em seu passeio relaxante da tarde, viu dois israelitas lutando lokamente, e o rei da paz foi lá, parar a briga. Aí um carinha disse: qualé, manézão, vai me matar igual fez com o egípcio??
"DROGA!! Aquele cara me denunciou" pensou Moisés. Daí ele teve uma ideia: vou fugir para o deserto e ficar 40 ANOS ESCONDIDO! MUAHAHAHAHAHA". Depois dessas 4 décadas, ele andava pelo deserto e viu uma sarsa( árvore ) ardendo em fogo santo sem se corromper. "Tire suas sandálias, Moisés, pois o solo é sagrado" diz Deus.
Ele, botando um ovo de medo, tirou e adorou a Deus.
"Meu povo sofreu o suficiente" declarou Ele. "Vou usar você para tirá-lo de lá". Daí ele achou que era muito informal para falar com faraó, e duvidou da ajuda de Deus. Por isso Deus fez seu irmão Arão falar com faraó, mas o resto da missão era com Moisés. Ele aceitou, eno resto vc já sabe: 10 pragas, +40 anos no deserto, abrir o mar, etc. Mais detalhes: Bíblia.
Espero ter ajudado!!
Tchau!
Obrigado :)
por nada! tá tudo na Bíblia no livro de Êxodo, o segundo, caso queira saber mais. :D