Assinale a frase gramaticalmente correta:a.O papa caminhava à passo firme.b.Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz.c.Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas.d.Chegou à noite, precisamente as dez horas.e.Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.

1

Respostas

2014-05-19T13:45:42-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O pré-requisito da crase é a regência, se não sabe regência não vai saber crasear corretamente.

a) INCORRETO = passo é uma palavra masculina
não se usa crase diante de palavras masculinas

b) INCORRETO = falar é verbo
não se usa crase diante de verbos

c) CORRETA = não se usa crase com pronomes relativos, exceto QUE ou QUAL(QUAIS) que é o caso. ÀS PRESSAS é uma locução adverbial feminina de modo, crase obrigatória.

d) INCORRETO = A crase só ocorre com o objeto indireto da oração, sabemos que a noite não chega precisamente às 10 horas então não é ela que pratica a ação verbal, portanto A NOITE não é sujeito, é complemento do verbo chegar e o sujeito do verbo é ELE (oculto). A primeira parte está correta, mas a crase é obrigatória diante de expressões que indicam horas, logo a questão é falha.

e) INCORRETO = Usa-se crase diante dos pronomes demonstrativos àquele - àquela - àquilo. A regência verbal informa que o verbo aspirar pede um complemento, logo é um verbo transitivo indireto, pois precisa de um complemento objetivo. Portanto quem aspira, aspira A + AQUILO, logo temos o A(preposição) + A(artigo). A crase, nesse caso, seria obrigatória e não é o que acontece, por isso a questão está incorreta.
36 4 36