Em um restaurante há 12 mesas, todas ocupadas. Algumas por 4 pessoas, outras por apenas 2 pessoas, num total de 38 fregueses. Determine o número de mesas ocupadas por 4 pessoas e o número de mesas ocupadas por 2 pessoas.


OBS: O importante é o detalhamento do problema, o passo a passo de como resolver.

Att, obg!

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-19T13:40:44-03:00
se a 12 mesas logo teria 48 cadeiras
48 - 38          ( 38 total de fregueses )
se todos ocupasse as 4 cadeiras sobraria 10 cadeiras

dividiremos estas 10 cadeira para 2 pessoas que daria 5 mesas

12 mesas menos 5 mesas é igual a 7 mesas

7 x 4 = 28

logo 28 pessoas usariam 7 mesa sentando 4 pessoas em cada e 10 pessoas usaria 5 mesas para sentar de 2.
1 5 1
2014-05-19T13:42:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
X+y=12 .(-2)
4x+2y=38

-2x-2y=-24
4x+2y=38


Somando:

-2x+4x/-2y+2y/38-24
   2x    0     14


2x=14
x=14/2
x=7

Voltando ao sistema original:

x+y=12
7+y=12
y=12-7
y=5





7 mesas ocupadas por 4 pessoas
5 mesas ocupadas por 2

2 5 2