Respostas

2014-05-19T14:31:54-03:00
Os principais equipamentos para a destilação simples em laboratório são: 

Bico de Bunsen - é o fogo utilizado no aquecimento 

Tripé e tela de amianto, suporte para que o calor seja mais facilmente aplicado no Balão de destilação 

Balão de destilação - aquecer o material que se quer destilar 

Condensador - equipamento utilizado no resfriamento do material que foi vaporizado para transformá-lo novamente em líquido 

O termômetro - é opcional na destilação simples mas "obrigatório" na destilação fracionada para separar as substâncias pela temperatura em que elas entram em ebulição. 

Condensador vertical - principalmente quando as temperaturas de ebulição das substâncias a serem separadas são próximas, deve-se utilizar um condensador na vertical para que possa haver uma melhor separação das substâncias .
Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador. Destilação Fracionada: Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior.