Respostas

2014-05-19T14:54:42-03:00
As células do nosso corpo precisam de oxigênio para retirar energia do alimento que comemos, os glóbulos vermelhos transportam esse oxigênio por todo o corpo (hemoglobinas). No entanto, as células do tecido produzem gás carbônico que  penetra nas hemácias e reage com a água, formando o ácido carbônico, que logo se dissocia e dá origem a íons H+ , sendo transportado para o plasma sanguíneo, onde ajudam a manter o grau de acidez do sangue. E outra parte sai pelos pulmões paro o ambiente.
3 4 3
A melhor resposta!
2014-05-19T16:17:45-03:00
Quando inspiramos, a caixa se expande e o diafragma desce, entrando o ar. Quando expiramos, a caixa volta ao normal e o diafragma sobe novamente, expelindo o ar, cheio de gás carbônico. O sangue deve nutrir os tecidos e por isso leva os nutrientes e os gases respiratórios. Quando chega às células dos tecidos diversos, ocorre uma troca entre eles e o sangue arterial, que libera o oxigênio e recebe o gás carbônico, que é carregado principalmente sob a forma de íons Bicarbonato, mas também é levado dissolvido no plasma e ligados àhemoglobina. A anidrase carbônica é a enzima que vai catalisar a reação da água com o dióxido de carbono no sangue. A hemoglobina é o pigmento das hemáceas que lhes dá a coloração característica e através dos seus íons Ferro, carregam o oxigênio inspirado para todas as células do corpo. 
5 4 5