A coesão textual e a manutenção da coerência se consolidam por meio de organizadores textuais, sendo estabelecida a relação entre estrutura e sentido/ideia no texto. Analise a relação estabelecida entre o elemento relacionador grifado (destes) e a sua ideia (sentido) no fragmento textual extraído do artigo Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano, de Carlos Alberto Mucelin e Marta Bellini.

É possível observamos que determinados impactos ambientais estão se acirrando, motivados entre outras coisas pelo crescimento populacional mundial. Ricklefs (1996) e Fernandez (2004) registraram uma projeção de mais de 6 bilhões de seres humanos na Terra para 2006. Estimativas publicadas pelo IBGE (2006) em maio de 2006 indicavam que a população mundial era de 6,8 bilhões de pessoas. Destes, segundo Fernandez (2004, p. 177) aproximadamente 5 bilhões vivem nos países pobres, com sua maioria em um crescente quadro de pobreza e miséria, especialmente nos arredores das cidades.

O termo em destaque (destes) apresenta uma relação de referência com:

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-06-23T22:04:56-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

O único termo mais próximo que é masculino e que está no plural é seres humanos.

2013-06-24T16:38:41-03:00

Acredito que ao em vez de ser substituído, poderia ser retirado, pois ele não altera o sentido no texto. Ficaria mais correto, avaliando os critérios de norma culta e organização das informações. Espero ter ajudado! :)