O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informações do papel que o mesmo exerce na natureza e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção e conservação, e uma garantia da manutenção de meio ambiente sadio e auto-sustentável.
No entanto, o espaço dedicado a este componente do sistema natural é freqüentemente nulo ou relegado a um plano menor nos conteúdos de ensino fundamental e médio, tanto na área urbana como rural.

A população em geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos que levam à sua alteração e degradação.
Vários estudos mostram que há uma grande lacuna no ensino de solos nos níveis fundamental e médio. O conteúdo "solo" existente nos materiais didáticos, normalmente está em desacordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, freqüentemente, encontra-se desatualizado, incorreto ou fora da realidade brasileira.
Este conteúdo é ministrado de forma estanque, apenas levantando aspectos morfológicos do solo, sem relacionar com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor.
obr!! mas vc comentou!!! responde algo pra mim t dar os 40 pontos

Respostas

2014-05-19T17:57:42-03:00
       Porque o solo é importante ecossistema. É no solo que acontece a decomposição orgânica, dentre eles, galhos, ossos, restos de animais (húmus). Dependemos dele para sobreviver, ele é o chão onde pisamos, onde andamos e construímos nossas casas. É dele que as plantas retiram a água e os sais minerais indispensáveis para o seu desenvolvimento.
        Portanto, nós aprendemos a utilizar os solos para produzir nossos alimentos e foi a partir daí que surgiu a AGRICULTURA.
A melhor resposta!
2014-05-19T19:54:29-03:00
É do solo que retiramos o nosso alimento,que comemos para nos manter vivos,então,se não existisse solo,não teriamos alimento e não existiria vida.
o solo é vida ^^
2 5 2