Respostas

2014-05-19T19:20:53-03:00
Metonímia é uma figura de linguagem. 

Ex.: ''Leio Gonçalves Dias'' 
Explicação: Eu leio o autor Gonçalves Dias ou uma obra de Gonçalves Dias? 

Ex.: ''Bebi Coca-cola'' 
Explicação: Eu bebi a empresa Coca-cola ou um refrigerante de marca Coca-Cola? 

Espero ter ajudado!!
A melhor resposta!
2014-05-19T19:27:42-03:00
Exemplos: 
• Novamente a Brastemp é Top of Mind na Folha de S. Paulo, nas categorias Lavadora de Roupas [...] (Houve substituição da marca pelo produto, prêmio pelo seu nome e ainda, o jornal também pelo nome)
• Os leitores de Clarice Lispector. (da obra)
• A menina comeu toda a caixa de bombons (os bombons)
• A velhice deve ser respeitada pela juventude. (velhos e jovens)
• O empresário venceu com seu empenho e suor. (trabalho)
• A família viveu muito tempo do trabalho da mãe. (rendimento)
• No Brasil, ainda falta teto para a população. (casa)
• Viajamos em nosso Ford. (carro)
• O argentino e o brasileiro são rivais no futebol. (argentinos e brasileiros)
• O couro rolava nos campos quando houve o pênalti. (a bola)
• O sonho dos políticos é chegar ao Palácio do Planalto. (Presidência da República)
1 5 1