Respostas

A melhor resposta!
2014-05-19T19:39:23-03:00
A PA (Progressão Aritmética)

É quando você soma uma mesma razão em cada número, tendo uma progressão positiva ou negativa.

Ex: 1,3,5,7,9,11... Isso é uma PA de Razão 2 (Soma 2).

Outro Exemplo: 5,2,-1,-4,-7,-10.... PA de Razão -3.

1 5 1
e quando tem uma PA de 6 termos em que a1= -3 e r= 5 ?
Existe uma fórmula pra calcular isso.
Mas da pra fazer "raça", seria:
{-3,2,7,12,17,22}
Termo 1 = -3 ... soma 5 em 5, tem 6 termos, resulta nisso, a fórmula é:
an= a1 + (n - 1) . R
Ai coloca no lugar do n os número de 2 a 6
Ex:
A2 = a1 + (2 -1 ). R
A2 = -3 + 1 . 5
A2 = -3 + 5
A2 = 2

(Veja, meu a2 na chave deu 2)

Ex:
A5 = -3 + 4.5
A5 = 17

(Veja o termo 5, deu 17)
e quando a razao é = 0 ?
Todos os termos vai ser igual ao a1
Se não entendeu é só aplicar na fórmula:
An = A1 + ( N-1) . 0

An = A1 + 0
An = A1
  • Usuário do Brainly
2014-05-19T19:45:42-03:00
Pode ser representada: P. A de três termos: (x- r) x (x+r).
 
1 3 1