Respostas

2014-05-19T21:28:11-03:00
1. Ele é um bom rapaz. (bom = generoso) 
Conseguimos um bom resultado. (bom = valioso) 

2. Cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca) 

3. Banco (instituição comercial financeira, assento) 

4. Manga (parte da roupa, fruta) 

5. Posição 
Estou cansado de ficar sentado nesta posição. 
Coloque-se na posição correta para a foto. 
Gostou da posição dos móveis? 
Na posição em que estamos será difícil reverter a opinião do povo. 
Felipe atingiu uma boa posição na empresa. 
Esta é a minha posição. 

Percebe-se que os sentidos de (1-6) são diferentes; referindo-se o primeiro a postura física, o segundo a local, o terceiro a disposição, o quarto a situação ou circunstância, o quinto a situação econômica e por fim a opinião. 

6. Escola 
A firma do meu pai construiu esta escola. 
A escola de Daniel venceu o campeonato de futebol no ano passado. 

Analisando as frases acima, percebe-se que no primeiro, o sentido evocado é o de uma estrutura física. No segundo, pelo contrário, o sentido é o de um grupo de pessoas participantes da escola. Dessa forma, a palavra escola é considerada uma palavra sistematicamente polissêmica – de acordo com Cruse (2000) – ou logicamente polissêmica – de acordo com Pustejovsky (1995). 

7. Universidade 
Pode apresentar quatro sutis variações de sentido. Considere os exemplos abaixo: 
A universidade está em festa. 
A UNISINOS começa em fevereiro. 
A universidade foi fundada há 31 anos. 
A universidade está em obras. 

Percebe-se que universidade é utilizado como o grupo de pessoas que fazem parte da universidade, como o processo de aprendizagem que se dá na universidade, como a instituição universidade e como a estrutura física da universidade. Isso nos mostra que não há sentidos diferentes na palavra universidade, há apenas uma focalização maior em uma das particularidades do termo mais amplo. Este tipo de polissemia apresenta duas propriedades básicas. Uma delas é o fato de os sentidos que são atribuídos à palavra não serem excludentes, razão pela qual Pustejovsky (1995) denomina-a de polissemia complementar. 

8. Torta 

9. Compreender 
No sentido de abranger 
No sentido de entender 

10. Peça 
Falta uma peça a esta máquina para que ela funcione. 
No próximo período escolar, a minha turma vai encenar uma peça de teatro. 
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