QUESTÃO 3

DADOS DA QUESTÃO


Leia a informação a seguir:

HOMICÍDIOS: COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS

Informações internacionais sobre o tema permitem obter uma visão comparativa sobre os níveis de violência existentes no país. Vemos assim que, com uma taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes e 54,8 por 100 mil jovens, o Brasil ocupa a sétima posição no conjunto dos 95 países do mundo com dados homogêneos, fornecidos pela Organização Mundial da Saúde sobre o tema, dados compreendidos entre 2007 e 2011.
O quadro comparativo internacional já foi bem pior para o Brasil. No ano de 1999 com taxas menores que as atuais - 26,3 homicídios por 100 mil habitantes - o Brasil ocupava o segundo lugar, imediatamente atrás da Colômbia. E com 48,5 homicídios por 100 mil jovens de 15 a 24 anos de idade, o terceiro lugar, depois da Colômbia e de Puerto Rico. Não podemos interpretar essa sétima posição como uma melhoria dos índices nacionais. Foi mais devido ao crescimento explosivo da violência em vários outros países do mundo que originou esse recuo relativo. Aqui se incluem vários países centro-americanos, como El Salvador e Guatemala, onde eclode a violência das gangues ou marras juvenis, ou a Venezuela, com problemas político-estruturais.
Outra forma de verificar o significado de nossa violência homicida é comparando nossos patamares com os de outros países tidos como civilizados.
Comparando nossos níveis de homicídios na população total, a taxa de 27,4 homicídios por 100 mil habitantes é:
274 vezes maior que a de Hong Kong.
137 vezes maior que as do Japão, Inglaterra e Gales ou Marrocos.
91 vezes maior que as do Egito ou Sérvia.
Já nossa taxa de 54,8 homicídios por 100 mil jovens resulta:
547 vezes superior às taxas de Hong Kong.
273 vezes superior às taxas da Inglaterra ou Japão.
137 vezes superior às taxas da Alemanha ou Áustria.
Fonte: Mapa da Violência. Homicídios: comparações internacionais
2013. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2014.

Em sua opinião, quais são as políticas públicas necessárias para a redução da violência no Brasil e no mundo? E qual é o papel da sociedade nesse processo?
Elabore uma argumentação coerente para apresentar a sua opinião.

1

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-22T11:51:20-03:00
Atualmente, discute-se sobre politicas públicas a fim de reduzir a violência que é um maleficio para a sociedade. 
Projetos de politicas públicas são um vetor para reduzir a violência vigente no país, por exemplo o PROJETO "Fica Vivo" em Belo Horizonte que tem como pilares a repressão e a mobilização social e será levado a outros 21 aglomerados urbanos do Estado. 
O estado deve oferecer auxilio aos morros e favelas como: assistência social e das melhorias em infra-estrutura, como iluminação e praças públicas além de promover palestras e atividades culturais e esportivas nas escolas, como teatro e cinema.
Segundo Durkhein, os fatos sociais servem para a sociedade acostumar-se com as novas diretrizes que condiciona a existência de novas leis no ordenamento jurídico.
Para Evaristo Moraes, deve combater os focos nocivos da violências como: drogas, álcool, segregação social, famílias desajustadas entre outros que configura a violência dos dias atuais.
Em síntese, a violência atinge a todas as classes sociais e deve reduzir esse problema social.
1 5 1