Respostas

A melhor resposta!
2014-05-20T17:05:22-03:00
Os regimes totalitários nasceram em uma época em que o capitalismo passava por uma crise. 
Após a 1ª Guerra Mundial, veio a crise de 1929 nos Estados Unidos, que havia crescido economicamente com a guerra, até a crise conhecida como a grande depressão. 

Com o capitalismo em crise, tendo seus conceitos questionados, houve o surgimento de um regime que procurou ter um estado forte para que não houvesse transformações. A liberdade de pensamento deu lugar à censura e à repressão. 
Um regime totalitário é aquele no qual o Estado intervem em todos os níveis da sociedade, como o stalinismo e o nazismo. Ao invés do Estado existir para a manutenção da sociedade (e seu bem-estar), a sociedade passa a existir para manter o estado. 

Alguns aspectos são bem comuns aos regimes totalitários: 
*Diminuição das liberdades civis: liberdade de expressão, organização político-partidária, religiosa, etc. 
*Propaganda totalitária: visa esconder aspectos negativos do regime, e alardear os positivos, ou mentiras convenientes. Pode ser usada também para se obter apoio popular em algo antiético, como a chacina dos judeus e poloneses por Hitler. 
*Uso da violência: visa aniquilar qualquer questionamento ideológico, ou qualquer movimento contra o regime vigente. 
*Culto a líderes e mártires: personifica o Estado em seu representante, e ele está "sempre com a razão". Além disso, vangloria qualquer um que tenha lutado (e morrido) pelo governo. 

Não confundir comunismo com totalitarismo: embora a URSS seja um exemplo clássico de totalitarismo, o comunismo é completamente compatível com liberdades civis. 

E, embora o nazismo seja outro exemplo clássico de totalitarismo, nem todo totalitarismo é nazista.



2 5 2