Resolva os problemas abaixo:

I – O dobro da medida de um ângulo é igual a 130º. Quanto mede esse ângulo?





II – O dobro da medida de um ângulo, aumentado de 20º, é igual a 70º. Calcule esse ângulo.





III – Calcular o ângulo que, diminuído de 20º, é igual ao triplo de seu suplemento.

2

Respostas

2014-05-20T17:11:20-03:00
I - ) 2x = 130º 
     x = 130/2
     x=65 º

II-)2x + 20 º = 70º
 2 x = 70º - 20º
2x= 50º
x=50º - 2
x=25º


1 3 1
a III não respondi pr não me lembro qual é o suplemento de um ângulo
A melhor resposta!
2014-05-20T17:22:27-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
I) ângulo --------> x
   dobro ---------> 2x

 2x = 130 ---> x = 65º <-- medida do ângulo

II) 2x + 20 = 70º
    2x = 70 - 20 
    2x = 50 ----> x = 25

III) suplemento ---> 180º - x
     triplo ----------->3.(180-x) = 540 - 3x

    x-20= 540 - 3x
    x+3x = 540 + 20
    4x = 560 ----> x = 140º <-- medida do ângulo
4 4 4