Vamos produzir um texto

O uso do trabalho infantil era justificado no século XVIII como forma de “regenerar pelo trabalho” a população pobre. As crianças, ao estarem trabalhando, se afastariam das ruas e da marginalidade. Esse discurso aparece algumas vezes em depoimentos de quem explora o trabalho infantil ainda hoje. O que você acha disso?
Faça uma redação sobre esse assunto.

1

Respostas

2014-05-20T18:42:53-03:00
Deve-se muitas vezes diferenciar a exploração do trabalho infantil com o simples trabalho infantil.
Já que não comprometendo na vida escolar, cultural e na saúde da criança, o trabalho seria uma excelente forma de aprendizado, porém deve ser utilizado com cautela e de forma correta. Contudo, em todo meio social é possível encontrar a utilização indevida da mão-de-obra infantil, onde este acaba se prejudicando perdendo o valor do trabalho.
Falando-se de forma legal ou não, o trabalho infantil é considerado em muitos países crime. No caso do Brasil o indivíduo só deverá trabalhar a partir dos 16 anos. Mas de forma moral isso seria o correto? e as crianças de até mesmo 10 anos que acabam se drogando ou prostituindo na rua pelo fato de não se ocuparem ou não terem adquirido qualquer responsabilidade que poderia ser adquirida no meio de trabalho?
Desta forma reparamos que essa é uma questão que deve ser avaliada separadamente em cada situação. Já que o trabalho bem atribuído pode ter uma ótima função na vida do indivíduo.
Porém devemos sempre lembrar, lugar de criança primeiramente é na escola aprendendo, interagindo e brincando!

4 5 4