O destino dos resíduos urbanos é tema em destaque nas mais diversas mídias. De acordo com dados do IBAM (2004), 59% dos municípios brasileiros depositam seus resíduos sólidos urbanos em lixões, o que acarreta diversas situações problemáticas para a população. O ideal no tocante ao lixo - coleta seletiva e reciclagem - ainda parece distante da maioria dos municípios brasileiros.

Tendo como referência o texto acima e o assunto nele abordado, assinale a opção correta.

ALTERNATIVAS Os lixões ainda são maioria no Brasil e não são desativados por uma exigência social: há pessoas que sobrevivem da venda de produtos encontrados nos lixões, por isso o governo mantém esses locais de modo a assegurar a renda destas famílias. Os aterros - controlados e sanitários - possuem baixo custo e são ecologicamente sustentáveis, representando um método seguro para a destinação dos resíduos. Hoje, vários municípios contam com a coleta seletiva e com a reciclagem, porém o Brasil ainda está longe de atingir os parâmetros esperados no que concerne à coleta e à reciclagem, uma vez que faltam conscientização e mobilização da população. Uma das soluções encontradas para o destino dos resíduos é a incineração, método que garante a destruição completa de resíduos tóxicos, como material hospitalar, a um baixo custo. A compostagem permite a decomposição biológica de material orgânico, porém resulta em produto instável que pode causar contaminação de solo e de lençóis freáticos.

1

Respostas

2013-06-24T20:49:35-03:00

Acredito que a terceira opção estaja correta.

Hoje, vários municípios contam com a coleta seletiva e com a reciclagem, porém o Brasil ainda está longe de atingir os parâmetros esperados no que concerne à coleta e à reciclagem, uma vez que faltam conscientização e mobilização da população.