A educação é um fenômeno complexo que deve ser pensada numa perspectiva de totalidade. Vivemos, hoje, num mundo globalizado, em que os países raramente se isolam, tentando resolver os próprios problemas sozinhos. O que acontece na China, nos Estados Unidos da América ou na Alemanha, por exemplo, pode impactar a realidade brasileira e vice-versa. Entretanto, essa não é uma realidade recente e suas raízes são muito antigas, até mais antigas que o Brasil. Em termos de educação, muitos teóricos concordam que, com a ONU e a UNESCO, há um processo de globalização da educação também, indicando que a educação brasileira é continuamente influenciada por organismos internacionais. Partindo desse pressuposto, analise as afirmações abaixo:
I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e o Marco de Ação de Dakar (2000) são os principais acordos internacionais que influenciaram a educação brasileira.
II. A influência internacional sobre a educação brasileira se dá por causa dos conflitos entre os interesses econômicos e as garantias sociais, de direitos à saúde e à educação, por exemplo. Essa internacionalização contribui para que as garantias sociais se sobreponham aos interesses econômicos.
III. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, foi elaborada pela ONU, estimulada pelos horrores promovidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), para garantir que os direitos fundamentais do homem, dentre eles o direito à educação, sejam resguardados.
IV. A educação aparece no art. 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse artigo, a instrução deve ser gratuita, ao menos nos anos elementares; deve ser orientada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana; e, por fim, o Estado é que deve definir o gênero de instrução que será proporcionada às crianças e jovens.
Assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS Apenas as alternativas I e III estão corretas. Apenas as alternativas II e III estão corretas .Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas. Apenas as alternativas III e IV estão corretas. Todas as alternativas estão corretas.

2

Respostas

2014-05-21T17:56:46-03:00
Apenas as alternativas II e III estão corretas 
2014-05-21T20:23:51-03:00
Creio nas alternativas II e III estarem corretas