Certa escala termométrica adota os valores –20 e 580, respectivamente,
para os pontos do gelo e do vapor da água. Podemos afirmar que a fórmula de
conversão da temperatura desta escala (TE ) para a escala
Celsius (TC ) é


a)TE = 4 TC –15.





b)TE = 6 TC –20.



c)TE = 7 TC –32.







TE = 9 TC –45.




e)TE = TC –65.

2

Respostas

2014-05-20T21:55:28-03:00
X-(-20)/580-(-20) = C/100
X+20/600 = C/100
X+20/6=C
X=6C - 20
Letra B
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-21T13:18:31-03:00
Caro(a) Renanipa, para resolvermos esse problema teremos que usar proporção (Tales) entre uma temperatura e a outra, igualando-as. Assim:     a   . Então:
                                                                                           b
 a   =      TE -(- 20)      =   TC - 0      ⇒   TE + 20    =    TC       ⇒  TE + 20 = 600 * TC   ⇒
 b            580 - (-20)        100- 0               600             100                               100
⇒   TE  =  6TC - 20. Portanto, alternativa (b).
Obs.: A presença da fração a/b foi colocada apenas para efeito didático, reforçando que o problema pode ser resolvido através de razão ( a está para b assim como ...).
 
1 5 1
Espero ter colaborado de alguma forma. Um abraço.