Respostas

2014-05-21T11:12:43-03:00
A resposta está na própria pergunta.... Sentidos... são cinco os sentidos, descritos a seguir: tato, olfato, visão, audição e paladar (há quem diga que a intuição é o sexto sentido, ou a junção de todos estes). 

Os sentidos têm este nome porque são "sentidos" no nosso corpo, em primeiro lugar. Vejo com meus olhos, sinto gosto com minha língua, ouço com meus ouvidos, percebo cheiros com meu nariz e toco as superfícies com toda e qualquer parte do meu corpo. Quando as idéias vem do sentido, elas nascem do nosso corpo e refletem ou dizem algo a respeito de algo que sentimos. Podemos à esta experiência atribuir um sentimento. As idéias de saciar a fome, de tomar um banho, de sentir o cheiro de um perfume são exemplos desse processo. 


Quando as idéias nascem da razão, não usamos um sentido do corpo para criá-la e por isso não a significamos com a nossa experiência. Usamos a razão, o processo de pensamento. Essa idéia não está no nosso corpo, nem é as vezes parte de nossa experiência. É um processo mental. Quando pensdamos na matéria que temos que estudar para a prova e como vamos organizar a maneira de estudar os assuntos para esta prova, estamos usando a razão. Quando me propus a reponder esta pergunta, usei minha razão.