1. Separe as orações em seus termos essenciais: sujeito e predicado. Se o sujeito for formado por mais de uma palavra, destaque aquela que funciona como núcleo.

a) 180 línguas indígenas são faladas atualmente no Brasil.

b) Alguns povos indígenas viviam na faixa litorânea.

c) Chegou recentemente ao Brasil um novo modelo de jogo eletrônico.

d) Depois de centenas de milhares de anos, a matéria passou a gerar energia.

2

Respostas

2014-05-21T14:56:09-03:00
A)180 línguas[suj paciente]+são faladas[temp composto]+atualmente no Brasil[Agente da passiva] -predicado nominal

B)Alguns povos indígenas[suj composto]+viviam[VTD]+na faixa litorânea[OD]

C)Chegou[VTD] recentemente[adjunto adv de tempo] ao Brasil[adjunto adv de lugar]-predicado verbal- um novo modelo de jogo eletrônico[suj comp]

D)
Depois de centenas de milhares de anos, a matéria[suj simples] passou a gerar energia -predicado nominal
2 3 2
Alguns povos indígenas - sujeito simples - Núcleo do sujeito (povos) Alguns e indígenas são adjuntos adnominais / indígenas é o tipo de povo.
ah mas o resto do que eu analisei ta certo?
a) 180 línguas indígenas são faladas atualmente no Brasil.
Suj. simples: 180 língua indígenas / são faladas no Brasil - predicado nominal
b) Alguns povos indígenas viviam na faixa litorânea.
Sujeito simples: Alguns povos indígenas / Predicado verbal: viviam na faixa litorânea
c) Chegou recentemente ao Brasil um novo modelo de jogo eletrônico.
Sujeito simples: Um novo modelo de jogo eletrônico (núcleo do sujeito [jogo]
Predicado verbal: chegou recentemente ao Brasil
d) Depois de centenas de milhares de anos, a matéria passou a gerar energia.
Sujeito simples: A matéria
Predicado verbal: Passou a gerar energia depois de centenas de milhares de anos.
OBSERVE A MINHA RESPOSTA E COMPARE COM A SUA. EXPLIQUEI DE UMA FORMA BEM SIMPLES. ESPERO QUE TENHA AJUDADO. Um abraço.
A melhor resposta!
2014-05-21T17:58:48-03:00
a) 180 línguas indígenas são faladas atualmente no Brasil.
Suj. simples: 180 língua indígenas  / são faladas no Brasil - predicado nominal

b) Alguns povos indígenas viviam na faixa litorânea.
Sujeito simples: Alguns povos indígenas  /   Predicado verbal: viviam na faixa litorânea

c) Chegou recentemente ao Brasil um novo modelo de jogo eletrônico.
Sujeito simples: Um novo modelo de jogo eletrônico (núcleo do sujeito [jogo]
Predicado verbal: chegou recentemente ao brasil

d) Depois de centenas de milhares de anos, a matéria passou a gerar energia.

Sujeito simples: A matéria
Predicado verbal: Passou a gerar energia depois de centenas de milhares de anos.
3 5 3