Como você deve saber, burguês quer dizer comerciante... Eu não entendo até hoje porque se transformou num termo pejorativo...
Quanto à origem: vem da palavra Burgo, se não me engano. Era o nome que se dava às cidades protegidas por muralhas fortificadas. O nome burguês vem, obviamente do latim. Chamavam-se burgueses porque viviam nestes burgos, protegidos da Santa Igreja, que ameaçava queimá-los vivos por cometerem um pecado tão mortal: O lucro. Na época, ganhar dinheiro era pecado.
A Burguesia é uma palavra originaria da língua francesa ("Bourgeoisie"), usada nas áreas de economia política, filosofia política, sociologia e história, e que originalmente era uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano.1 2 No mundo ocidental, desde o final do século XVIII, a burguesia descreve uma classe social, caracterizado por sua propriedade de capitais, sua relacionada "cultura", e sua visão materialista do mundo

Respostas

2014-05-21T15:33:21-03:00
Burgês vem de burgo que vem de burguesia...que eram os donos de  fabricas, bancos e maquinas, basicamente pessoas de alto poder...
A melhor resposta!
2014-05-21T15:35:06-03:00
A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.
1 5 1