Respostas

2013-06-25T15:34:50-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

a}

Para que z seja um imaginário puro é necessário que a parte real seja igual a zero, ou seja:

8-x=0

x=8

O número será z=7i

 

b)

Para que z seja um número real é necessário que o coeficiente de i seja igual a zero:

x-1=0

x=1

O númnero z será z=0

 

3 1 3
A melhor resposta!
2013-06-25T15:40:29-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Andreza,

 

Veja o que a definição do número complexo diz:

 

Imaginário puro: Aquele número complexo onde a parte real é nula

 

a) z = (8 - x) + (2x - 3)i            imaginario puro

 

           8 - x = 0

           x = 8

                          z = 0 + (2.8 - 3)i

                          z = 13i

 

 

 

Real: Aquele número complexo onde a parte imaginária é nula

 

b) z = (1 - x) + (x - 1)i                 real 

    

 

              x - 1 = 0

              x = 1

 

                          z = (1 - 1) + (1 - 1)i

                          z = 0

1 5 1