Respostas

2014-05-21T17:01:22-03:00
Um solo é sempre constituído por matéria mineral(areia, calcário, limo, argila), matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais), ar e água. 

A fracção sólida do solo ocupa cerca de metade do seu volume total e é constituída por matéria mineral e matéria orgânica 

Matéria Mineral: 
A areia é um dos componentes minerais do solo. A sua existência, em maior proporção, facilita os trabalhos de mobilização do solo, a penetração de raízes e o arejamento. Não retém em geral, os nutrientes nem a água. 
A argila retém facilmente os nutrientes e a água e , quando em excesso, dificulta o arejamento, a circulação da água, a mobilização do solo e também a penetração das raízes. 
O calcário não está presente em todos os solos. 

Matéria Orgânica 
Esta matéria é constituída por restos de plantas e de animais, parcial ou totalmente decompostos, e também por seres vivos. 
A quantidade de matéria orgânica existente no solo é muito variável e evolui ao longo do tempo. 
A matéria orgânica acumula-se principalmente à superfície do solo e desempenha um papel múltiplo: 
- torna mais fáceis de trabalhar os solos pesados, facilitando a penetração das raízes; 
- contém e armazena nutrientes fundamentais, como o azoto e o enxofre e também micronutrientes, que cede às plantas à medida que se vai mineralizando; 
- ajuda o solo a reter a água, facilitando a circulação nos solos argilosos e aumentando a capacidade de retenção nos arenosos. 
Dá-se o nome de húmus à parte da matéria orgânica que sofreu intensa decomposição e atingiu um certo grau de estabilidade. 
O húmus "protege" a argila, estabilizando a estrutura do solo , e a argila favorece a humidificação, "protegendo" o húmus contra o ataque microbiano. 
A produtividade de um solo depende de diversos factores, entre os quais o seu teor de matéria orgânica. 
28 4 28