Uma expressão do pensamento romano foi Zenão. O filósofo tem uma preocupação do entendimento da natureza e na relação com o comportamento do ser humano. O que dever ser bom, ser feito e não ser feito? Essa é uma das questões centrais de suas teses. Sobre essa questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:


1. Para ele, a natureza segue uma lógica própria e determinante. Nós, seres humanos, devemos entrar em harmonia com a natureza e agir, no sentido de atender as leis naturais.


2. De certa forma, Zenão considera que a natureza é determinante sobre nossas vidas. Contrariar as leis naturais deve trazer dor.


3. A vida regrada pela razão seria uma forma de evitar a decepção do homem com seus limites. Ele deve buscar agir pela orientação da lógica para não ser cometido pela emoção traidora.


4. A emoção é sua principal sustentação. Tudo está permitido, tudo deve ser feito. Nada deve ser negado ao homem que busca, na relação com a natureza, a essência de sua existência.

1

Respostas

2014-05-22T08:06:34-03:00