Também é preciso olhar para as pessoas, pois a história institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Tanto os servidores que passaram pela Fundacentro como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.
Entre tantos fatos e visões, práticas e discursos, o Grupo de Resgate Histórico - GRH tem selecionado alguns acontecimentos que marcaram a história da Fundacentro. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época.
Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado.
ta bom
e se quiser tem muito mais

Respostas

2014-05-21T20:59:52-03:00
Para sabermos oque houve no passado e para guardar coisas importantes que no futuro seram necessários.
eu queria um texto para botar no trabalho
A memória é a capacidade de adquirir (aquisição), armazenar (consolidação) e recuperar (evocar) informações disponíveis, seja internamente, no cérebro (memória biológica), seja externamente, em dispositivos artificiais (memória artificial).

A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas idéias, ajudando a tomar decisões diárias.
Escreva oq vc entendeu
A melhor resposta!
2014-05-21T21:00:49-03:00
A memoria serve para podermos guardar conosco os bons e maus momentos, para posteriormente avaliar-mos o quão significativos foram para nós, e para nos auxiliar em nossas escolhas futuras, a memória é necessária para tudo o que fazemos ! com ela guardamos sentimentos especiais pelas pessoas, e lembranças especiais, sem as memórias não poderíamos saber o que fomos nem o que seremos, e não poderíamos tomar as melhores escolhas para mudarmos nossa vida e do meio em que estamos .
1 5 1
para gravar algo na memória, o cérebro cria novas ligações, chamadas sinapses, que conectam um neurônio a outros milhares a sua volta. Dessa maneira, as memórias vão se formando e quanto mais é estimulada uma união entre neurônios, mais forte ela fica. Por isso nosso cérebro está sempre em mutação, criando novas ligações.
Assim, quando algo importante é mandado para a memória de longo prazo, nosso cérebro fortalece as ligações, criando uma poderosa linha de memória. Na hora em que quer se lembrar, ele é capaz de juntar todos os pedaços, como imagens, sons, cheiros, e unir tudo para nos fazer lembrar de algo de maneira completa. Mesmo com todas essas informações espalhadas nos mais diversos cantos, nosso cérebro consegue uni-las de uma maneira quase mágica.
alem da memoria de longo prazo e de curto prazo exite a Memória de procedimento: Essa é a memória das coisas que sabemos fazer, como andar de bicicleta, falar, escrever, enfim, ela é a memória responsável por nossas habilidades, sendo a mais difícil de ser apagada.
como podemos imaginar a nós mesmos sem sabermos como se lê? como se escreve? enfim nossa memoria esta presente em tudo o que fazemos, sem ela não sabemos quem somos e o que seremos
espero ter ajudado e.e