URGENTE.... Informações sobre jararaca :P

1.Qual é o nome cientifico do ser vivo estudado?






2.Quais são as pricipais características
anatômicas desse ser vivo?






3.Que tipo de ambiente ele habita? Qual é
área geográfica onde ele ocorre?






4.Como ele se alimenta?






5.Existem machos e fêmeas? Se sim, há
diferenças entre os sexos? Quais?






6.Existe algum ritual de acasalamento nessa
espécie?






7.Em caso
de reprodução sexuada como e onde a fertilização?







8.Em caso de reprodução assexuada, como ocorre a formação de um novo
indivíduo?






9.Como
o embrião se desenvolve? Quanto tempo dura o desenvolvimento de embrião?






10.Os pais cuidam dos ovos ou filhotes? Se sim, como é esse cuidado?






11.Qual é o tamanho da prole? [Número de
indivíduos gerados]






12.Cite e explique alguma curiosidade sobre o ser vivo pesquisado?







2

Respostas

2014-05-21T22:10:23-03:00
A jararaca (Bothrops jararaca) é uma serpente peçonhenta, que pertence a Classe Reptilia, à Ordem Squamata e à Família Viperidae (subfamília Crotalinae). Existem várias espécies de jararaca (no Brasil são 20 as espécies conhecidas), sendo que a Bothrops jararaca, aqui descrita, é também chamada de jararaca verdadeira.Essa espécie atinge geralmente 1,2m, sendo que seu veneno é altamente letal para animais e seres humanos. Os desenhos e a cor dessa cobra proporcionam a ela uma excelente camuflagem. É encontrada com mais freqüência em terrenos agrícolas, embora sejam também encontradas na zona urbana, onde encontram alimento com bastante facilidade. Têm como habitat natural a America do Sul, sendo encontrada principalmente no Brasil, na Venezuela e ao norte da Argentina.As jararacas se alimentam de pequenos roedores, principalmente de ratos. Eventualmente fazem outras vítimas como batráquios(rãs e sapos) ou mesmo outros répteis (lagartos de pequeno porte). As jararacas têm hábitos noturnos.Quanto a sua reprodução, alguns autores discordam da sua classificação. Para alguns biólogos, a jararaca é vivípara, já que dá a luz aos filhotes que já nascem desenvolvidos por completo, enquanto outros autores a consideram ovovivípara, alegando que na primeira fase da gestação, os filhotes se desenvolvem em estruturas como a das serpentes ovíparas.Após inúmeras pesquisas, descobriu-se que no veneno das jararacas existe uma substância eficaz para o tratamento da hipertensão. Essa substância é a base de uma medicação muito usada pelos hipertensos.As espécies mais conhecidas de jararaca no Brasil são:Jararaca-verdadeira (Bothrops jararaca) – vive em matas das regiões Sul e Sudeste, atingindo 1,00 metro de comprimento.Jararaca-verde (Bothrops bilineatus) – é encontrada em mata primária, chegando a medir 70 cm.Jararaca-do-norte (Bothrops atrox) – Vive em capoeiras, matas e lugares inundados. Muito encontrada na Amazônia, essa espécie chega a 1,50 metros de comprimento.Jararaca-da-seca (Bothrops erythromelas) - vive em região de caatinga, e atinge apenas 60 cm de comprimento.Jararaca-cruzeira (Bothrops neuwiedi) – também conhecida como jararaca do rabo branco, é encontrada nos cerrados, medindo até 0,80 metros de comprimento.Urutu (Bothrops alternatus) – é encontrada em campos e cerrados, e chega a atingir 1,20 metros de comprimento.Jararacuçu (Bothrops jararacussu) – encontrada em matas, essa espécie pode medir 1,50 metros de comprimento.Cotiara (Bothrops cotiara) – vive nas Matas da Serra da Mantiqueira, chegando a atingir 70 cm.Jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) – é encontrada somente na Ilha da Queimada Grande. Atinge os 60 cm.Devido a uma quantidade significativas de jararacas por todo o Brasil, essa serpente é a maior causadora de acidentes com animais peçonhentos no país. Como medida preventiva, ao entrar em uma mata, deve-se sempre calçar botas, tomando cuidado ao aproximar as mãos e o próprio rosto do chão, evitando, dessa forma, um possível bote e a inoculação do veneno.
13 3 13
A melhor resposta!
2014-05-21T22:12:52-03:00
1 : Jararaca-ilhoa 
2 : As jararacas e surucucus possuem fosseta loreal, orifício localizado entre o olho e a narina que atua como uma visão infravermelha, capaz de perceber variações de calor num raio de até 5m e detectar a presença, tamanho, distância e movimentos de animais. Essa “visão infravermelha” é, porém, muito imprecisa e pode levar a cobra a confundir uma mão ou pé humano com alguma de suas presas habituais (tais como pássaros e pequenos mamíferos). Seus principais predadores naturais são as emas, seriemas, gaviões, corujas, guarás, gambás e a cobra muçurana.

3 : 
O habitat natural do Muriqui é a Mata Atlantica.

4: 
Roedores(mamifaros menores,lagartos e anuros em menor frequencia.

5 : 
A maioria das espécies apresentam os dois sexos, mas existem algumas serpentes que vivem em pequenas ilhas que evoluíram para dar cria por partenogênese, ou seja, através de óvulo sem fecundação gerando clones das mães. Em algumas espécies como a jararaca ilhoa, os machos ainda existem e a reprodução sexuada pode acontecer também, mas a tendência é que eles desapareçam e fiquem somente as fêmeas. Isso acontece porque em espaços reduzidos não seria possível manter uma população suficiente para evitar problemas de consangüinidade.

6:
Elas se enrolam, assim como fazem a maioria das espécies de cobra.

7 : 
em caso de reproducao sexuada como e onde ocorre a fertilizacao na jararaca .em caso de reproducao assexuada ,como ocorre a formacao de um novo individuo 

8: 
Existem várias maneiras de se reproduzir assexuadamente e, consequentemente, várias maneiras de se “formar” um individuo... Como por cissiparidade, esporulação, gemiparidade, estrobilização, regeneração

9: 
O embrião se desenvolve completamente dentro do ovo, mas esse ovo fica situado no oviduto da fêmea, ou seja, o ovo é "chocado" dentro da fêmea. As jararacas têm por vez de 12 a 18 filhotes. 

10 : 
As Jararacas assim como as outras serpentes possuem 3 formas de terem os seus filhotes, elas são ovíparas, que põe ovos após cerca 4 meses da fecundação, em troncos podres, em formigueiros ou em qualquer outro local protegido das variações bruscas de temperatura. 
Assim as Jararacas incubam seus ovos deixando-os abandonados e após aproximadamente dois meses os filhotes nascem. É fácil distinguir uma cobra macho da fêmea, onde o macho geralmente é mais magro, com o corpo curto e a cauda bem mais longa e musculosa, pois aí estão embutidos os seus dois hemipênis. 

11: 
Normalmente, e por ninhada, nascem cerca de 18 pequenas serpentes. 

12: 
A jararaca, uma das serpentes venenosas mais conhecidas do Brasil, é uma espécie típica de Mata Atlântica que possui hábitos noturnos e terrícolas, porém eventualmente pode explorar arbustos. Devido ao fato de se adaptar muito bem a áreas degradadas, principalmente ambientes naturais que foram substituídos por habitações humanas, é a serpente que causa mais acidentes na região Sul e Sudeste do Brasil. Sua dentição é chamada de solenóglifa, ou seja, o dente inoculador de veneno está situado na parte anterior da maxila superior e possui grande flexibilidade para abertura. Embora seja muito temida pelo ser humano, seu veneno possui propriedades muito visadas pela medicina, sendo que uma delas já foi identificada como eficaz para o tratamento de hipertensão. As jararacas se alimentam basicamente de roedores, porém, quando filhotes utilizam a cauda de cor amarelada para atrair presas como pequenas rãs, sapos e até lagartos. São serpentes de porte médio, que atingem no máximo 1,2 metros de comprimento, pesando até 2kg. Se reproduzem por viviparidade, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe, a qual dá a luz aos filhotes já desenvolvidos.Isso ocorre em anos alternados, onde os filhotes nascem na estação chuvosa, podendo variar de 5 a 16 nascimentos. Esta espécie possui comportamento defensivo, que quando se sente acuada, achata dorsalmente o corpo, eleva a cabeça e o pescoço, bate a cauda no solo e desfere botes, porém utiliza muito a tática de camuflagem para


16 4 16