1) O etanol ( C2H6O) pode ser obtido da cana-de-açúcar, sobre a sua fórmula percentual, e correto afirmar que as porcentagens dos átomos de carbono, de hidrogênio e de oxigênio na molécula de etanol são, respectivamente: ( dados: massas atômicas H= 1; C= 12 e O= 16).
a) 34,8 %; 13,0 % e 52,2%
b) 13,0%; 52,2 % e 34,8%
c) 52,2%; 13,0% e 34,8%
d) 73,2%; 12,4% e 45,4%
e) 12,8%; 48,5 % e 67, 5%

2
Comentário foi eliminado
Comentário foi eliminado

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-22T01:05:21-03:00
O Etanol tem massa molar igual a 46g/mol.

Para descobrir as porcentagens de cada elemento na substância basta fazer regra de três simples.

No etanol tem 2 carbonos... Então:
46g-----------100%
12*2----------x
  x=52,2% de Carbono

No etanol tem 6 Hidrogênios....Então
46g---------100%
6*1-----------x
x=13% de Hidrogênio

No Etanol tem 1 Oxigênio......Então
46g-----------100%
16g-----------x
x=34,8% de Oxigênio


Letra C




1 5 1
Bom dıa, e obrigado pois sua resposta mem ajudou muito.
2014-05-22T09:52:09-03:00
Letra (c) pois se dividir a massa de cada um elemento pela massa total (46)e multiplicar por 100:

C = 24/46 X 100 = 52,17%;
H = 6/46 X 100 = 13%;
O = 16/46 X 100 = 34,78%.